Lawn Care Forum banner

Rotor (volante) do gerador Honda EU2000 preso!

9.2K views 20 replies 10 participants last post by  andy35321  
#1 ·
Olá a todos, estou com dificuldades em remover este rotor do gerador EU2000. Alguma dica ou truque para removê-lo? Ele está preso muito bem. Foi trazido para reparo porque a biela e o governador estão quebrados. Ele não se move de jeito nenhum. Alguma ideia de por que ele está preso tão bem?

#2 ·
Está preso porque muito provavelmente é um ajuste cônico ao virabrequim e mesmo depois de remover a porca de retenção ainda há muito atrito a ser superado.

Os dois furos no cubo principal são rosqueados onde você pode usar um extrator de parafuso?

Caso contrário, você pode usar o outro método de ter um ajudante levantando/alavancando o volante com chaves de fenda enquanto você usa um martelo e um punção central grande no virabrequim, mas eu realmente não gosto desse método.

#4 ·
Bata na outra extremidade da manivela com um martelo de latão, ela saltará imediatamente.....

#5 ·
Pegue um pedaço de barra de metal (talvez com cerca de 3/8 de espessura e 3/4 de polegada de largura), faça alguns furos que correspondam aos furos roscados no rotor, coloque alguns parafusos na extremidade da manivela, aperte-o e depois bata nele com um martelo, entre a pressão e o choque repentino, ele deve sair imediatamente.

#6 ·
Olá a todos, estou com dificuldades em remover este rotor do gerador EU2000. Alguma dica ou truque para removê-lo? Ele está preso muito bem. Foi trazido para reparo porque a biela e o governador estão quebrados. Não se move de jeito nenhum. Alguma ideia de por que ele está preso tão bem?
Então, deixe-me ver se entendi.
Você está tentando consertar isso para um cliente, e não tem ideia de como remover um volante, ou por que é tão difícil de remover?????
Legal!!!

#7 ·
Então, deixe-me ver se entendo isso.
Você está tentando consertar isso para um cliente, e não tem ideia de como remover um volante, ou por que é tão difícil de remover?????
Legal !!!
A remoção de um volante não é muito difícil. O que estou tentando dizer é que está PRESO. Tentei todos os métodos. Não vai se mexer de jeito nenhum.

Se você não tem nada além de insultos, por favor, fique fora deste tópico.

#8 ·
Extrator de punho de parafuso como o knuckle mencionou, ou a correia na parte superior é basicamente a mesma coisa, então aperte o extrator e bata no parafuso do extrator com um martelo, um golpe rápido e forte.

Sou eu ou o volante está torto em dois furos na posição de 3 horas e 9 horas na sua foto, talvez por causa daquele extrator de garra?

#9 ·
Extrator de punho de parafuso como o knuckle mencionou, ou a correia na parte superior é basicamente a mesma coisa, então aperte o extrator e bata no parafuso do extrator com um martelo, um golpe rápido e forte.

Sou eu ou o volante está torto em dois furos na posição de 3 e 9 horas na sua foto, talvez por causa daquele extrator de garras?
Sim, começou a dobrar ao usar o extrator de garras. Tentei depois que o extrator do tipo parafuso não funcionou.

#11 ·
Sim, começou a dobrar ao usar o extrator de garras. Tentei depois que o extrator do tipo parafuso não funcionou.
Um extrator de garras, em um rotor/volante de chapa metálica estampada ???
Legal !!

Leve-o a um revendedor Honda, eles podem ter o extrator correto....
porque é moleza que você não está, certo????

#13 ·
Você tentou bater no parafuso do extrator quando ele estava sob pressão? Não tenho certeza do que mais você pode fazer. Obviamente, ele foi projetado para ser feito com um extrator do tipo garra de parafuso com os dois orifícios perfurados e rosqueados nele.

Você tentou xingar ele? Isso geralmente me ajuda.

Boa sorte.
Tentei bater nele sob pressão também :hammerhead:. Deixe-me tentar xingá-lo hahaha.

#15 ·
John88,

Se você fizer como eu postei, a porcaria VAI saltar, certifique-se de que não atinja o chão quando o fizer......

#16 ·
Olhei para aquela imagem novamente e não vejo nenhum ímã de temporização para a bobina de ignição - existem?

Se não, então aquele rotor pode estar parafusado. Você verificou o manual de serviço para descobrir como esta peça é removida?

Aquele pequeno buraco quase na posição das 9 horas, é uma chaveta?

Quando você aponta uma luz forte naquele buraco, você consegue ver roscas na cambota?

Só algumas reflexões para ponderar.

#18 ·
1. Obtenha uma chave de cinta e um extrator de volante.
2. Remova o gerador de impulsos de ignição (na posição das 9 horas; dá mais espaço para a chave de cinta).
3. Use o extrator para remover o rotor; NÃO bata em nada com um martelo.

Para sua informação, a ponta da cambota é cónica. Pode haver alguma ferrugem/sujeira lá dentro, então talvez um pouco de óleo penetrante?

O manual da oficina de fábrica mostra um extrator que se parece com isto:

Image

Ao instalar, aperte a porca grande de 12 mm a 51 Nm.

#19 ·
O manual da oficina de fábrica mostra um extrator que se parece com isto
Sim, um extrator de roda comum. Também usado para puxar volantes, etc.
http://www.harborfreight.com/bolt-type-wheel-puller-set-69889.html

Eu usaria este antes de usar a placa plana e o soquete usados no vídeo do YouTube. O soquete coloca as forças de pressão nas roscas do eixo. O extrator certo para isso tem um parafuso de força com ponta cônica que pressiona no orifício rebaixado na extremidade do eixo, projetado para receber este parafuso sem deformar o eixo ou danificar as roscas. Lubrifique as roscas do seu extrator para a vida útil mais longa.

#20 ·
Sim, um extrator de rodas comum. Também usado para puxar volantes, etc.
http://www.harborfreight.com/bolt-type-wheel-puller-set-69889.html

Eu usaria um desses antes de usar a placa plana e o soquete usados no vídeo do youtube. O soquete coloca as forças de pressão nas roscas do eixo. O extrator certo para isso tem um parafuso de força com ponta cônica que pressiona no orifício rebaixado na extremidade do eixo, projetado para receber este parafuso sem deformar o eixo ou danificar as roscas. Lubrifique as roscas do seu extrator para a vida útil mais longa.
Eu tenho exatamente o mesmo extrator da Harbor Freight, foi a primeira coisa que tentei usar. Não deu certo.